domingo, 13 de fevereiro de 2011

Emoções dá para sentir, pelo olfato...



Ultimamente o olfato vem dizendo muitas coisas, é o que um estudo na Rice University, em Houstin (EUA) mostram, que os casais 'muito ligados' - eu digo muito mesmo - conseguem sentir o cheiro de felicidade, medo e até excitação sexual no suor um do outro. Báh, tridemais (!)

A doutora Chen pioneira do experimento, ela e teus colegas escolheram 20 casais (todos heterossexuais) que viviam juntos por um periodo de um a sete anos. Enquanto os voluntários assistiam a vídeos que induziam diferentes emoções (e até mesmo nenhuma), almofadinhas estrategicamente colocadas embaixo de seus braços coletavam suor que eles produziam.

Coletado o suor, os participantes tiveram que cheirar 4 recipientes (eca!). Na primeira fase, -exemplo - um deles continha o suor do parceiro no momento em que ele estava feliz; os outros 3, suor de gente estranha do sexo oposto, em momento neuro.

Eu me pergunto, qual é o cheiro desse suor 'feliz'?. 
Em 70% do tempo, os participantes identificaram o sentimento no suor dos parceiros de primeira. E os casais que viviam juntos há mais tempo foram os que se saíram melhor. Já na hora de identificar o sentimento no suor de estranhos, o sucesso caiu para menos de 50%.
O porém é que, apesar de identificarem o que o parceiro sentia pelo cheio do suor, ninguém soube apontar que aquele suor pertencia, de fato, à sua cara-metade. Ou seja: a gente até sabe, mas não sabe que sabe.


Qual é o cheiro da felicidade? (eu me arriscaria dizer café ou chocolate, hehe.)

Por: coffee she @danimonteiros

Nenhum comentário:

Postar um comentário